quarta-feira, 9 de abril de 2008

Hora de cinema - Filmes de ficção!!

.
Quem não se lembra, quando pequeno, ficar acordado até mais tarde para assistir escondido aquele filme de terror do corujão ou supercine (ex.: pague para entrar, reze para sair). Quem não se lembra, até hoje, passados tantos anos, não do filme, mas da emoção de se assisti-lona tela do cinema pela primeira vez. Sim, o cinema está presente em vários momentos das nossas vidas (na minha, em particular, quando eu volto para casa depois de algumas baladas - E como se eu estivesse em um filme do Bruce Willis - Sempre uma grande aventura que envolve gritos, explosões, carros colidindo e muita, muita confusão).
.
Tive uma namorada que só gostava de filme arte ou alternativo. Na época em que estávamos juntos, eu só podia ver esse tipo de filmes. Nada de filme comercial. "O odor das papayas verdes", "Perdas e Danos", "Madame Butterfly", "lua de Fel", foram alguns que eu lembro. Nada contra um filme alternativo de vez em quando.. mas sempre? DEUS! Tinha vezes que eu saia do cinema deprimido. Quase sempre aqueles finais trágicos. Todo mundo morre no fim de maneira estúpida (e tem gente que fala que filme de terror é do mal!!). Se eu falasse de filme de ação, era motivo de briga. Quando terminamos a primeira coisa que fiz foi assistir CON-AIR. Puta filme ruim. Clichê, cheio de explosões e com uma história sem o menor sentido... Ahhh! Era o que eu precisava.
.
Eu me considero uma pessoa bastante eclética quanto a filmes: Europeu, Coreano, Japonês, Americano, alternativo ou Mainstream eu assisto, desde que seja um filme inteligente e/ou divertido (Sim, porque independente do gênero, odeio filmes que me consideram um imbecil – Tipo, "Vamos nos separar, assim temos mais chances de sair daqui"...).
.
Um dos gênero que eu mais gosto são aqueles que mostram uma realidade além dessa na qual você, pobre mortal, se encontra nesse momento. Filmes que desvendem as infinitas possibilidades de uma época na qual muitos de nós não estarão presentes para assistir (Não olhem pra mim, eu pretendo me congelar. Me acordem no futuro!).
.
Adoro o cinema fantástico com todas as suas vertentes e sub-gêneros como a ficção científica, por exemplo. Assistir a visão de um diretor sobre os caminhos que a humanidade pode trilhar amanhã é simplesmente fascinante. Ainda que seja um gênero díficil de se encontrar bons filmes, vez por outra se destacam idéias originais e surpreendentes, como é o caso de Matrix de 1999. Na verdade, costumo dizer que minha vida está dividida em dois grandes momentos. O fim do meu "casamento" e o lançamento de Matrix, não necessáriamente nessa ordem (ignore as continuações, Matrix só existe um, o resto é caça-niquéis...!).
.
Eu não sou uma pessoa obcecada. Matrix, por exemplo, eu assisti só 30 vezes (Normal, ué!). A cada vez, um novo detalhe era revelado. O cuidado com a produção, (o piso que trinca quando a Trinity cai chão), os efeitos especiais embasbacantes, as seqüências em slow-motion, o tom verde das cenas dentro da matrix e o tom azul no mundo real (aposto como você não observou esse detalhe) e ainda a trilha sonora matadora, além de todas as teorias e filosofias citadas no filme, fizeram de matrix um ícone do cinema moderno.
.
Lembro que você podia dividir as pessoas em três grupos, as que adoravam matrix, as que odiavam matrix e as que não entendiam matrix (coincidentemente esse último grupo adorava musica baiana, axé e sertanejo. E não, não é preconceito!). Mas ao mesmo tempo, permitia que agora, o boy do escritório, o rapaz que trabalhava no protocolo e a moça que limpava minha mesa, se perguntassem se era realmente possível dobrar a colher ou mesmo se ela a colher realmente existia? (se você ouve musica axé, sertaneja ou não assistiu o filme, não tente entender). Era um fenômeno. Nunca o cinema do Mainstream tinha questionado nossa realidade em larga escala. Além disso, carregava tantas referências a religião e filosofia que era necessário um guia para se compreender Matrix em sua totalidade. Como resultado, as frases do filme eram repetidas exaustivamente em todos os cantos: "Unfortunately, no one can be told what the Matrix is. You have to see it for yourself" (minha preferida!). Um filme inesquecível.
.
Isso me lembrou o Exterminador do Futuro, outro filme de ficção que tem como mérito eternizar frases de efeito como as clássicas "HASTA LA VISTA, BABY" e "I´LL BE BACK"! Eu lembro que fui assistir com os amigos no cine Karin da 110 sul. Saímos de lá quicando pela adrenalina. Hiperativos e nervosos passamos a noite toda discutindo as possibilidades de viagens no tempo até a cabeça trincar.
.
Entretanto, filmes com viagem no tempo nem sempre funcionam bem, apesar de serem interessantes, como é o caso de "Efeito borboleta", que eu não considero tão grandioso quanto os mencionados anteriormente, mas que, apesar dos furos no roteiro (filmes de viagens no tempo sempre tem), te fazem ter um curto circuito na rede neural discutindo as possibilidades de mudar seu próprio futuro, se você pudesse alterar uma única ação no passado.
.
Primo do exterminador, ROBOCOP foi outro filme traumático. A violência explicita de Paul Verhomen explodia na tela. Eu quase podia sentir os respingos de sangue no meu rosto enquanto assistia ao filme e comia pipoca (que tinha um gosto estranho). E eu não piscava. Por meses eu imitei o Robocop andando fazendo o barulhinho das pisadas com a boca. (mas não se preocupe, depois do tratamento de choque eu parei com isso) Tzzimmm! (OPS!) .
.
Agora, trauma mesmo me causou "Alien, o oitavo passageiro" de 1979 (o filme não envelheceu nada, é perfeito!). Nossa, o que o Ridley Scott tinha na cabeça quando concebeu esse filme?? Ele foi tão assustador e bizarro que eu carregarei os traumas para sempre. E o Alien em sí é totalmente... Alienígena mesmo. Um misto de barata bípede negro e praticamente indestrutível. Se um causou todo aquele terror, imagina a sua continuação Aliens de 1986. CAOS TOTAL! No caso de Aliens eu não desconsidero nenhuma das continuações. A serie (com exceção de Aliens Vs. Predador), sempre soube manter o ótimo nível.

Ainda nessa linha de Terror e Ficção (que assim como a caipirinha de siriguela, é uma rara, mas excelente combinação) temos o ótimo e pouco conhecido "Enigma do Horizonte", onde uma nave chamada "Event Horizon" (Título original do filme), misteriosamente reaparece no espaço, sete anos após um acidente em um experimento de viagem no hiper-espaço. Uma equipe de resgate, chefiada pelo matador Laurence Fishburne (o Morpheus de Matrix) é enviada com a missão de descobrir o que aconteceu a tripulação da Event Horizon e por onde foi que ela esteve. O que a equipe de resgate não sabe é que a resposta a essa pergunta pode ter consequências inimagináveis. Terror e suspense de fazer roer as unhas (como se eu precisasse disso para faze-lo.)
.
O tema de visitante alienígenas "du mal" são quase uma obsessão em Hollywood. São tantos filmes dessa linha que fica difícil escolher um. Ainda assim eu destacaria o adorável e repugnante THE THING ou "Enigma do outro mundo", no Brasil.
.
Lançado em 1982, The Thing o filme bateu de frente com um outro filme do mesmo gênero, lançado na mesma época, ET- O Extraterrestre, que foi considerado um fenômeno de bilheteria em todo mundo enquanto "The Thing" foi praticamente esquecido, uma tremenda injustiça porque o filme é fantástico! O interessante é que os dois filmes apresentam visões distintas sobre o mesmo tema: alienígenas. Enquanto ET mostrava a chegada de um alienígena bonzinho (BLEARGH!). The Thing focava uma ameaça mortal vindo do espaço e que mostra o quanto nos, seres humanos, podemos ser frágeis diante de uma ameaça desconhecida.
.
The Thing que de fato é uma refilmagem de "O monstro do Ártico" (The Thing from another world de 1951). Na trama, membros de uma equipe de pesquisa no ártico se veem envolvidos em uma batalha contra uma criatura alienígena parasita com capacidade de "clonar" perfeitamente suas vítimas, fazendo com que a equipe desconfie de quem é realmente humano ou não. O filme é "adrenalítico" (sim, acabei de inventar essa palavra). O clima do filme oscila entre a atmosfera de paranóia que divide os personagens e a "brodagem" masculina que tenta preservar uns aos outros diante da ameaça que vem do espaço. Destaque para os efeitos especiais mais nojentos da história do cinema!!
.
Mas não é necessário investir em milhões de dólares em efeitos especiais para se ter uma ótimo filme. Vide o exemplo de GATTACA que, apesar de não ser terror, assusta tanto quanto the thing justamente porque ele tem se mostrado cada vez mais real. Quase premonitório, GATTACA mostra uma sociedade que analisa o DNA das pessoas e determina o lugar que elas deverão ocupar de acordo com sua disposição genética. Os humanos criados tradicionalmente (tradicional entenda, balada + álcool + sexo louco e selvagem) são considerados inferiores, e ocupam cargos menos valorizados. A verdade é que a cada dia que passa estamos cada vez mais próximo desse controle. Os avanços da medicina cada vez mais propiciam a manipulação genética. Quanto tempo até as empresas pedirem um exame genético para permitir sua admissão? (sim, isso dá medo!)
.
Mas os filmes de ficção que mais gosto, são aqueles que mostram um futuro onde a sociedade encontra sua derrocada final, diferente de GATTACA, que tem uma visão de futuro meio clean e estéril a lá Star Trek. Gosto dos filmes que retratam um futuro onde as economias dos países faliram. Guerras dizimaram nações e doenças estão fora do controle. Lamentavelmente, e sem querer ser negativo, acho que essa é a linha que a humanidade vai acabar seguindo se não mudar o rumo da sua história agora (sim, discurso ecológico no meu post!).
.
Nessa linha, eu citaria o fantástico Blade Runner (dirigido por Ridley Scott, o mesmo de Alien) onde num futuro caótico, um caçador de andróides (replicantes) se vê diante de um grande desafio ao se envolver na caça a 4 replicantes renegados. O filme leva o personagem a refletir sobre o que é ser humano e o valor da própria vida num clima de filme policial Noir.
.
Com muitos aspectos em comum eu ainda citaria o bastante recente mas incrivelmente bom, "Filhos da esperança" – Children of Man (que por sinal, é sempre citado como o novo Blade Runner). Quando, num mundo destruído por fome, guerras e explosão populacional, os humanos não mais podem reproduzir. A humanidade está condenada a extinção. Em meio ao caos urbano, um ex-ativista político se vê envolvido numa trama para transportar para um santuário, em segredo, uma descoberta que pode mudar os rumos da humanidade. Uma mulher grávida. Clive Owen chutando bundas. A seqüência do ataque na floresta é embasbacante!
.
A lista de filmes apresentada aqui é muito pessoal, são filmes que eu considero impactantes em um ou outro aspecto. É claro, existem muitos outro filmes nesse gênero que eu adoro mas tentei me controlar aqui para não falar muito e, naturalmente, sacrifiquei um ou outro que acho fantástico como a serie MAD MAX por exemplo.
.
Alguns nerds podem me perguntar: "Mas e Star Trek e/ou Star Wars"??? Bem, apesar de acha-los "divertidos", não causaram para mim, o mesmo impacto que alguns dos filmes citados.
.
E antes que você diga, sim eu sei que o post ficou grande. Isso porque eu deixei de citar também um dos primeiros filmes de ficção que me causou taquicardia. Lembra do começo do meu post quando mencionei o corujão? Esse é um deles. "The invasion of the Body Snatchers" - ou "Invasores de corpos" - Não me refiro a nenhum dos remakes feitos, (incluindo o último "The Invasion" com a Nicole Kidman que é muito bom), mas o de 78 que é simplesmente aterrador (A cena final desse filme me fez ficar sem dormir por anos e anos) - pronto, falei do que faltava e nem doeu, doeu?!
.
É isso ai pessoal, como dizia o Spock (pra não falar que não citei Star trek) "Vida longa e próspera!"
.
Ps - Se você é fã do gênero, e não assistiu algum desses filmes, eu recomendo fortemente que você assista. AGORA!!!
.
.
.
E em breve, o horror.. O horror!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa seleção na minha opinião. A maioria dos filmes citados estão na minha lista de favoritos. Só tiraria "children of men" e "invasion of the body snatchers".

Abraço,
Vladimir.